segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Cilcofaixa, uma boa iniciativa, mas...

Ontem fui conhecer a ciclofaixa que vai do Villa Lobos ao Parque do Povo.

É mais uma iniciativa da prefeitura para incentivar o uso das bikes e dos parques nos fins de semana.

Peguei meu filho de dois anos, pus na bike e fomos em frente. De bike comum, porque era domingo e o passeio lazer puro!!!

Desci até o Villa Lobos e logo vi que um monte de gente usava a via exclusiva das bikes, diferenciada por uma tinta vermelha no lugar das faixas brancas comuns.

Mas uma coisa estava estranha: não havia cones isolando a via e um monte de gente andava em meio aos carros.

Fiquei com medo porque estava com meu filho, mas fomos em frente porque havia muitos ciclistas.

Em cima da ponte da Cidade Universitária, uma kombi entrou atrás de mim e o motorista começou a buzinar e a me xingar loucamente.

Exaltado, eu gritava de volta, explicando que era uma faixa exclusiva das bikes!!! Outros ciclistas xingavam o cara: "animal", "FDP"!!!

Quando chegamos no Parque do Povo, tinha uma viatura da CET impedindo a entrada. Só ai pude entender o que estava aconcetecendo: a ciclofaixa só será inaugurada domingo que vem!!!

O marronzinho até informava que já havia um registro de um ciclista atropelado!!!

O que não havia era um cartaz em toda a via explicando que a ciclofaixa ainda não estava em operação.

O cara da CET, que era coordenador das maginais, se limitava a dizer "eu não tenho nada a ver com isso! É complicado!!!".

De que adianta fazer uma iniciaitva bacana como essa, se a incompetência impede que a medida seja implantada como se deve?

4 comentários:

  1. Inaugurada oficialmente ou não, estava sinalizada como via exclusiva naquele horário. O motorista deveria ter respeitado. Mas como não se fiscaliza respeito ao ciclista na cidade de São Paulo, maus motoristas apelam para a lei do eu primeiro.

    Estive na ciclofaixa e percebi que motoristas como esse eram a exceção. A maioria respeitava e não utilizava a via. E é assim na cidade toda: a maioria respeita o ciclista, porém a minoria que não o faz assusta bastante e é perigosa.

    A esses, o rigor da lei deveria ser aplicado, mas os agentes da CET não podem - sim, é isso mesmo, NÃO PODEM - aplicar multa por desrespeito ao Art. 201 do CTB, por exemplo. Esse artigo obriga o motorista a ultrapassar o ciclista a 1,5m de distância. Só quem pode aplicar essa multa é a Polícia Militar, provavelmente por algum detalhe legal absurdo.

    Pergunte ao Detran-SP quantas multas por desrespeito ao Art. 201 foram aplicadas até hoje. Talvez a única tenha sido a que o Rafinha Bastos forçou um PM a aplicar durante a gravação de uma matéria. Eles alegam que "não tem fita métrica" pra saber se passou a menos de 1,5m, como se fosse tão difícil assim diferenciar 1,5m de 15cm.

    Mesmo se a ciclofaixa não estivesse marcada, mesmo se você estivesse totalmente errado (e não estaria, mesmo sem a ciclofaixa), o motorista da Kombi teria desrespeitado diversos artigos do Código de Trânsito, suficientes para perder a habilitação ali mesmo.

    Aliás, consultando agora o CTB, só essa infração bastaria:

    Art. 170. Dirigir ameaçando os pedestres que estejam atravessando a via pública, ou os demais veículos:
    Infração - gravíssima;
    Penalidade - multa e suspensão do direito de dirigir;
    Medida administrativa - retenção do veículo e recolhimento do documento de habilitação.

    Mas a CET só fiscaliza rodízio e estacionamento em local proibido. É isso que precisa mudar.

    ResponderExcluir
  2. Oi Ricardo, muito bom seu blog, parabéns! Estou querendo comprar uma bike elétrica para me livrar do trânsito caótico do Rio. Como está a sua? Estou na dúvida entre a LEV e a BLITZ, alguma dica?
    Obrigada,
    Erike

    ResponderExcluir
  3. Oi Erika, desculpe a demora na resposta, mas eu estava justamente na sua terra, aproveitando as férias. Em primeiro lugar, parabéns pela iniciativa de querer comprar uma bike elétrica. Mas, respondendo à sua pergunta, a LEV tem a vantagem de ser brasileira, e de ter mais representantes no país, o que prevê mais possibilidades de assistência técnica e de competição entre lojas, o que é sempre salutar. A Blitz é chinesa, mas tem a vantagem da bateria ser de litio, o que garante menos peso e mais vida útil. Eu tenho uma Blitz e estou satisfeito com ela. Tentei testar a LEV aqui em Sampa, mas o representante da marca na cidade não tinha nenhuma disponeivel para um test drive...

    ResponderExcluir
  4. Willian surreal essa situação jurídica, como muitas outras em nosso país. Temo de iniciar uma corrente para que a CET também possa atuar em favor dos ciclistas.

    ResponderExcluir