quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Bicicleta elétrica é o bicho, meu!!!

O Dionizio Bueno, amigo e ciclista, me deu o toque desa matéria que saiu na Folha.com. A reportagem mostra como as bikes elétricas começam a ganhar adeptos. O Rio leva vantagem por ser uma cidade praiana e plana (pelo menos na orla), mas a tendência está aí e, não tenho dúvida, só vai crescer.

Bicicletas elétricas viram mania nas ciclovias do Rio


GABRIELA CANSECO

DO RIO

O verão nas ciclovias cariocas tem um novo personagem: as bicicletas elétricas, movidas à bateria e com velocidade média de 30 km/h.
Entre as vantagens, dizem os usuários, estão o fato de ser um meio de transporte não poluente e o custo-benefício --os preços variam de R$ 2.400 a R$ 3.700.
"Não vivo sem ela. É prática e não traz custos extras. No verão, fico só curtindo o vento e o visual da cidade", disse o vendedor Érico Fabricio Luz Dias, 30, que há uma semana usa o veículo, principalmente para trabalhar.
O advogado Jonas Ferreira, 33, há três meses usa o tempo livre para circular com a novidade. "Agora somos eu e ela. Estou apaixonado".
Dependendo da marca, as bicicletas fazem de 30 a 40 km com a bateria. Elas permitem que o usuário escolha se quer ou não pedalar. A recarga leva 5 horas. O carregador é igual ao de um celular.

Rafael Andrade-25.jan.2011/Folhapress
Advogado Jonas Ferreira, 38, posa para fotos com sua bicicleta elétrica na praia do Arpoador, zona sul do Rio
Advogado Jonas Ferreira, 38, posa para fotos com sua bicicleta elétrica na praia do Arpoador, zona sul do Rio
Dono de uma loja de bicicletas na zona sul, Paulo Rogério Piniel diz que o consumo de bateria é baixo e que clientes a veem como alternativa de transporte. Segundo ele, o usuário não deixa de ter também uma bicicleta tradicional para se exercitar.
Segundo a Guarda Municipal do Rio, não há lei específica para a bicicleta elétrica. Por isso, está sujeita às mesmas regras que as comuns. Pode transitar pelas ciclovias --mas não nas vias interditadas para lazer nos fins de semana. E não paga IPVA.

4 comentários:

  1. Olá Ricardo

    Tenho acompanhado seu blog desde que passei a cogitar seriamente a possibilidade de adquirir uma bicicleta elétrica.

    Especificamente sobre o modelo que vc tem, gostaria de saber se você tem noção da velocidade que ela alcança, se faz barulho. O motor é com ou sem escova nesse modelo da Blitz. Obrigado!

    ResponderExcluir
  2. outra dúvida, vc já pegou chuva com ela? O motor aguenta?

    ResponderExcluir
  3. Caro Eduardo, obrigado pela leitura..

    respondendo às suas questões:

    A velocidade da Bike elétrica não é muito diferente de uma bike convencional. Chego a um máximo de 50 km/h nas descidas e no plano ando a uns 33 km/h. Em geral, minha média de velocidade é de 26 km/h. A grande diferença é que numa bike comum, para obter esses números, eu teria de pedalar com bastante afinco. Com a bike elétrica o esforço é bem menor.

    O motor da Blitz é sem escovas. Ele é bastante silencioso. O que faz um pouco mais de barulho na bike é o encaixe da bateria, uma coisa que acho que os engenheiros deveriam melhorar. Isso porque o asfalto em SP é uma buraqueira só e, com o tempo, o parafuso que prende o trilho onde a bateria é acoplada vai se soltando e ela chacoalha um pouco. Nada grave em termos de desempenho, mas posso dizer que a bateria "bate" nas ruas mais esburacadas.
    Quanto à chuva não há o que se preocupar, o motor é blindado. Só não vá entrar com ele numa poça d'água que o cubra completamente!!!

    ResponderExcluir
  4. tenho uma bike destas é meu xodó...vou trbalahar e volto de boa rapidez quase impossivel com um carro ou moto neste transito infernal...o melhor é que aqui em cuiabá a minha é a unica alem de atrairas gatinhas curiosas inibe a ação dos ladrões...pois ficam intrigados curiosos que nem sabem onde ia esconder uma magrela destas...sorte minha...que ler este post...sugiro que compre uma tambem é uma maravilha

    ResponderExcluir