Bicicletas elétricas viram mania nas ciclovias do Rio
GABRIELA CANSECO
DO RIO
DO RIO
O verão nas ciclovias cariocas tem um novo personagem: as bicicletas elétricas, movidas à bateria e com velocidade média de 30 km/h.
Entre as vantagens, dizem os usuários, estão o fato de ser um meio de transporte não poluente e o custo-benefício --os preços variam de R$ 2.400 a R$ 3.700.
"Não vivo sem ela. É prática e não traz custos extras. No verão, fico só curtindo o vento e o visual da cidade", disse o vendedor Érico Fabricio Luz Dias, 30, que há uma semana usa o veículo, principalmente para trabalhar.
O advogado Jonas Ferreira, 33, há três meses usa o tempo livre para circular com a novidade. "Agora somos eu e ela. Estou apaixonado".
Dependendo da marca, as bicicletas fazem de 30 a 40 km com a bateria. Elas permitem que o usuário escolha se quer ou não pedalar. A recarga leva 5 horas. O carregador é igual ao de um celular.
Rafael Andrade-25.jan.2011/Folhapress | ||
Advogado Jonas Ferreira, 38, posa para fotos com sua bicicleta elétrica na praia do Arpoador, zona sul do Rio |
Segundo a Guarda Municipal do Rio, não há lei específica para a bicicleta elétrica. Por isso, está sujeita às mesmas regras que as comuns. Pode transitar pelas ciclovias --mas não nas vias interditadas para lazer nos fins de semana. E não paga IPVA.
Olá Ricardo
ResponderExcluirTenho acompanhado seu blog desde que passei a cogitar seriamente a possibilidade de adquirir uma bicicleta elétrica.
Especificamente sobre o modelo que vc tem, gostaria de saber se você tem noção da velocidade que ela alcança, se faz barulho. O motor é com ou sem escova nesse modelo da Blitz. Obrigado!
outra dúvida, vc já pegou chuva com ela? O motor aguenta?
ResponderExcluirCaro Eduardo, obrigado pela leitura..
ResponderExcluirrespondendo às suas questões:
A velocidade da Bike elétrica não é muito diferente de uma bike convencional. Chego a um máximo de 50 km/h nas descidas e no plano ando a uns 33 km/h. Em geral, minha média de velocidade é de 26 km/h. A grande diferença é que numa bike comum, para obter esses números, eu teria de pedalar com bastante afinco. Com a bike elétrica o esforço é bem menor.
O motor da Blitz é sem escovas. Ele é bastante silencioso. O que faz um pouco mais de barulho na bike é o encaixe da bateria, uma coisa que acho que os engenheiros deveriam melhorar. Isso porque o asfalto em SP é uma buraqueira só e, com o tempo, o parafuso que prende o trilho onde a bateria é acoplada vai se soltando e ela chacoalha um pouco. Nada grave em termos de desempenho, mas posso dizer que a bateria "bate" nas ruas mais esburacadas.
Quanto à chuva não há o que se preocupar, o motor é blindado. Só não vá entrar com ele numa poça d'água que o cubra completamente!!!
tenho uma bike destas é meu xodó...vou trbalahar e volto de boa rapidez quase impossivel com um carro ou moto neste transito infernal...o melhor é que aqui em cuiabá a minha é a unica alem de atrairas gatinhas curiosas inibe a ação dos ladrões...pois ficam intrigados curiosos que nem sabem onde ia esconder uma magrela destas...sorte minha...que ler este post...sugiro que compre uma tambem é uma maravilha
ResponderExcluir