quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

A e-bike mais leve do mundo



A Cytronex é uma empresa inglesa que se orgulha de ter construído o que eles garantem ser a bicicleta elétrica mais leve do mundo.

No vídeo acima a gente vê uma reportagem que foi feita para o programa Gadget Show da TV britânica Channel 5.

Montada sobre o chassi de uma Cannondale estradeira, essa e-bike pesa apenas 14 quilos.

É o mesmo peso da maioria das bikes comuns, um feito e tanto.

Mas as inovações do sistema da Cytronex não terminam aí.

O acionamento do motor não é o mesmo da maioria das e-bikes, que usam o acelerador (como uma moto) ou acionamento pela demanda da pedalada.

A Cytronex diz que o primeiro é incômodo para o ciclista (o que eu concordo) e o segundo não é preciso porque o sistema nunca sabe exatamente quando o ciclista necessita de uma força extra dada pelo motor (o que também é verdade).

Assim sendo, a empresa criou um botão do tipo "booster" acionado pelo ciclista toda vez que ele precisa de um empurrãozinho. Um outro botão regula a intensidade do "boost".

Além de tudo isso, os fios ficam escamoteados no quadro e a bateria é disfarçada em um tanque que parece uma garrafinha de água.

A Cytronex diz que é para ninguém saber que você está dirigindo uma e-bike, o que eu acho ser uma tremenda besteira.

Do jeito que foi montada, essa bike parece feita apenas para trapacear nas corridas profissionais.

Mas o ponto central aqui é realmente o peso, resultado que só foi conseguido a partir da tecnologia de materiais mais leves de uma marca especialista em fazer bikes profissionais.

Eu não me imagino dirigindo uma dessas bikes pela cidade.

Para o meu tipo de uso, que acredito ser o mesmo da maioria das pessoas que pensam em comprar uma e-bike, preciso de um modelo urbano, equipado com paralamas, protetor de corrente, bagageiro, luzes e etc...

Ainda aguardo melhorias tecnológicas capaz de fazer uma bike commuter com esse mesmo peso.

Mas uma coisa me parece certa: ela não virá das fabriquetas de fundo de quintal que imperam no ramos das e-bikes, por enquanto.

Infelizmente!

Um comentário:

  1. Olá Ricardo. Parabéns pelo blog.
    Na verdade, eu estou pensando em adquirir uma bicicleta dessa. Eu gosto do estilo de road bike ainda que pra usar como meio de transporte na cidade. A pena é que esses modelos não estão disponíveis nos EUA, onde estou morando nesse momento. O mercado aqui não é desenvolvido como na Europa, e estou com dificuldade de encontrar aquele modelo que me encante.
    A empresa me informou que agora em 2012 eles vão disponibilizar um kit, mas não sei se eles vão enviar pra cá.
    O motor tem uma potência baixa, 180W. Eles afirmam que como a razão potência/peso é alta, a eficiência é boa mesmo em morros. Será?
    E como será levar isso pro Brasil depois, me disseram na receita federal que é proibido!
    Abraço.

    ResponderExcluir