terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

E-bike no celular

Não tenho iPhone, mas morro de inveja de quem tem!!!

Ainda não tive coragem de gastar quase dois mil reais num celular, mas a verdade é o que o iPhone, com seus milhares de aplicativos, tem servido a muitos outros propósitos que vão além da conversa ao telefone.

O Aldo Quiroga, colega de profissão e de pedal, me mostrou um aplicativo que ajuda a calcular o alcance e o preço da bateria de uma e-bike!!

Na verdade, ele deixou um pouco de me sacanear com a bike elétrica (ele é um dos puristas da pedalada) para fazer algo que realmente tenha utilidade.


Não baixei o aplicativo, pelo motivo óbvio de não ter onde testá-lo, mas ele me pareceu bem interessante.







Funciona assim:

Vc informa a amperagem, a voltagem e o preço da bateria.

Se a sua e-bike permite recarregar a bateria nas descidas e pedaladas (nenhum modelo disponível no Brasil faz isso), vc pode informar a taxa de "recuperação de carga".

Em seguida, o iPhone calcula o alcance e o preço por quilômetro.

É ideal para quem quer comparar produtos antes de comprá-los.

Legal, né?

2 comentários:

  1. Boa noite Ricardo!
    Postei algumas dúvidas nos comentários do post "Bicicleta elétrica é o bicho, meu!!!", se vc respondesse as dúvidas seria muito útil na minha escolha por uma bicilceta elétrica. Obrigado.

    ResponderExcluir
  2. Caro Eduardo, obrigado pela leitura..

    respondendo às suas questões:

    A velocidade da Bike elétrica não é muito diferente de uma bike convencional. Chego a um máximo de 50 km/h nas descidas e no plano ando a uns 33 km/h. Em geral, minha média de velocidade é de 26 km/h. A grande diferença é que numa bike comum, para obter esses números, eu teria de pedalar com bastante afinco. Com a bike elétrica o esforço é bem menor.

    O motor da Blitz é sem escovas. Ele é bastante silencioso. O que faz um pouco mais de barulho na bike é o encaixe da bateria, uma coisa que acho que os engenheiros deveriam melhorar. Isso porque o asfalto em SP é uma buraqueira só e, com o tempo, o parafuso que prende o trilho onde a bateria é acoplada vai se soltando e ela chacoalha um pouco. Nada grave em termos de desempenho, mas posso dizer que a bateria "bate" nas ruas mais esburacadas.
    Quanto à chuva não há o que se preocupar, o motor é blindado. Só não vá entrar com ele numa poça d'água que o cubra completamente!!!

    ResponderExcluir