domingo, 7 de novembro de 2010

Afinal, o que é um motor sem escovas?

Desde que comecei a pesquisar as e-bikes, uma questão me intrigava: como um motor que fica no eixo da roda pode impulsionar a bicicleta?

Ao ver um motor com esse funcionar, essa questão é ainda mais complicada. O motor gira junto com a roda, parecendo não haver um eixo fixo sobre o qual ele se apóia para fazer força e movimentar a bike.

Se você já viu um ventilador de teto trabalhar, você já sabe a resposta. Motores de bikes funcionam exatamente da mesma maneira, em alguns casos, são até adaptações dos ventiladores de teto.

Nos motores convencionais, o que se movimenta é o rotor, uma bobina de fios que cria um campo eletromagnético quando acionado pela bateria. Para criar um movimento circular, há dois imãs em polaridades opostas que cercam o rotor. Esses imãs ficam inertes na carcaça do motor.
A alternância entre os polos dos imãs faz o rotor girar. Mas como fazer para levar energia para o rotor sem enrolar os fios?
Escovas de um motor elétrico


Para conduzir a eletrecidade para o rotor, que se movimenta, existem as escovas. Elas ficam em permanente contato com o rotor e, com o tempo, acabam se desgastando. Por isso, dão mais manutenção.





Num motor sem escovas, o princípio é invertido. A bobina fica fixa e quem gira é são os imãs, presos na carcaça. Nas e-bikes, obviamente existe um eixo fixo (o cubo das rodas) onde estão presas as bobinas. Atados aos aros das rodas, estão os imãs. Assim as magrelas elétricas se movimentam.

Neste vídeo dá para ver um motor como este funcionar. O autor tentava adaptar um motor de ventilador em uma bike. Não sei se conseguiu, mas o princípio é correto e consagrado

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