Motores
Motor sem escovas instalado na roda |
Motores sem escovas são instalados no cubo das rodas (pode ser na dianteira, ou traseira) e giram junto com o eixo, impulsionando a bicicleta. São mais modernos, mas não permitem manutenção. Se ele quebrar, a solução será trocá-lo por um novo.
Motor com escovas instalado fora das rodas |
Outra questão central em relação ao motor é a potência. A maioria das e-bikes tem motor que oscila entre 250 e 350 watts, a mesma potência de um ventilador de teto, ou de um liquidificador. Quanto maior a potência, mais força de tração, menos esforço para o ciclista. Existem bikes com motores de até 1000 watts. Em teoria, eles seriam ótimos, mas são mais pesados e exigem mais da bateria, diminuindo consideravelmente a autonomia e aumentando em demasia o peso das bicicletas.
Escrevi sobre a equação das e-bikes aqui neste post.
Portanto, é preciso ficar atento, já que um motor potente, nem sempre vai garantir o melhor desempenho de uma bike elétrica.
Ao adaptar o motor em uma bicicleta, na maioria das vezes, ele trava um pouco a roda, impedindo-a de girar livremente como nas bikes convencionais. Isso pode diminuir um pouco a performance do ciclista quando se pedala com o motor desligado. Mas, como já escrevi antes, bike elétrica foi feita para ser pedalada com auxílio do motor e não sem ele. Começam a surgir no mercado motores sem escovas que são "orientados", ou seja, permitem que a roda gire livremente quando impulsionadas para frente.
Baterias
Ao contrário dos motores, há muitos tipos de bateria no mercado. A principal variação é de material, o que acaba também implicando em variações mais significativas para uma bike elétrica tais como peso, tempo de carga, preço e autonomia, entre outros.
Bateria de Chumbo |
Bateria de Lítio |
As baterias mais modernas são as de Lítio-ion. Mais leves, com ciclo de vida de até duas mil recargas, essas baterias têm apresentado resultados melhores nas e-bikes. A grande desvantagem é o preço. Elas são até três vezes mais caras que as de chumbo, impactando consideravelmente no preço final da bicicleta ou do kit de adaptação.
Leve em consideração todos esses aspectos antes de decidir a compra de sua e-bike. Testes, quando podem ser feitos, geralmente se dão dentro das próprias lojas, ou então em espaços muito restritos, de forma que não dá para se ter noção total do desempenho da bicicleta. A solução é perguntar muito e fazer conta.
Olá, eu tenho uma bike com motor de 1750Watts, que fica no pé de vela, ou seja, o cambio atua no motor que roda até 4500rpm. O meu cambio é o Nuvinci CVT italiano..alimentado por baterias de litio de 48V e 20Ah. Foi um investimento alto, mas cara, anda MUITO! QUALQUER ladeira eu subo sem pedalar e rápido.. e a autonomia é enorme.
ResponderExcluirA minha dificuldade é que minha bateria está meio velha já e pra repor é complicado. Custa mais de 3000mil reais a batosa..
Olá, é fácil de resolver, coloque 4 baterias de 12 V e 7,2 Ah de chumbo (em série) que dá os mesmos 48 V e são fáceis de encontrar (bateria de alarme residencial),
Excluirnão fica tão compacto mas é bem mais em conta que a de lítio, valeu, espero
ter ajudado.
Gilson
Preciso de bateria de chumbo 101 para e-club, onde encontrar
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