sábado, 6 de novembro de 2010

Motor ou dínamo? As duas coisas!

Eu sinceramente acredito que o próximo passo tecnológico das e-bikes será colocar em prática uma coisa aparentemente óbvia: aproveitar a energia do ser humano para carregar a bateria.

Todo motor elétrico, se movimentado por uma força externa, gera energia, funciona também como dínamo. Então, a idéia seria alternar as duas funções: quando o ciclista está numa descida ou pedalando sem a ajuda do motor, ele acionaria o seu módulo "dínamo", carregando a bateria.  Nas situações em que o ciclista precisa de uma força extra, o motor reassume a sua função primária.

Isso pode diminuir consideravelmente o tamanho das baterias, o que significa menos peso para o ciclista e um aumento da autonomia do conjunto, uma vez que a bateria vai demorar bem mais para descarregar.

Esse tipo de tecnologia já é utilizada em carros híbridos que combinam motores elétricos e à combustão.

Isso ainda não foi adaptado em larga escala nas e-bikes porque exige a criação de um módulo eletrônico capaz de fazer essa leitura para o motor. Mas já começam a surgir protótipos com essa capacidade no mercado.

Eneloop da Sanyo


A Sanyo lançou a bike Eneloop (nome de suas baterias recarregáveis) que carrega a bateria nas descidas e nas freadas. Custa US$ 2.500,00 no site da marca e não há disponibilidade no Brasil.

Shimano Steps

Já a Shimano lançou o seu aguardado kit de conversão na Eurobike deste ano com essa propriedade.

O Steps é um caso à parte. Ele tenta trazer o máximo de eficiência para as bikes convencionais ao se realizar a conversão para bike elétrica.

Além do motor,  o equipamento vem com transmissão eletrônica de mudança de marchas, computador de bordo, luzes e um hub de oito marchas que substitui a catraca.

Quando eu vi esse sistema, confesso que fiquei balançado. Entrei em contato com o pessoal da Shimano no Brasil para ver se conseguiria importar uma unidade da Europa, já que não há data para ser comercializado em terras tupininquins.

Diante da negativa, fui conversar pessoalmente com os funcionários da marca na Bike Expobrasil. Eles me contaram que a Shimano ainda não está contente com o desempenho e o tamanho da bateria (essa baguetinha com o pisca adaptado na ponta).

O sistema deve passar por melhorias e chegar ao Brasil já em nova versão.

Quem gosta de bike elétrica aguarda com ansiedade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário