sábado, 6 de novembro de 2010
Kits de conversão são uma boa?
Resposta curta e simples: SIM!
Kits de conversão para transformar bikes comuns em bikes elétricas são excelentes.
Isso porque eles são mais baratos, a tecnologia é bastante simples e qualquer pessoa pode fazer a adaptação em casa com poucas ferramentas.
Se você comprar um kit de um motor sem escovas, ele já virá instalado na roda. O trabalho maior será tirar a roda antiga, enrolar os cabos na bike e acoplar o acelerador no manete. Este vídeo de um dos kits vendidos no Brasil mostra como isso leva poucos minutos.
Já os kits de motor com escovas darão um pouco mais de trabalho para adaptar o motor ao quadro e para fazer a instalação na catraca.
A maioria dos kits traz bolsas para baterias, de forma que você pode adaptá-la no quadro da bicicleta, ou então no bagageiro (alguns kits fornecem o próprio bagageiro).
Mas ainda assim resta uma questão: "devo comprar um kit ou uma e-bike já montada?".
Em termos de desempenho você pode conseguir um peso menor do conjunto adaptando um kit em uma bike mais leve.
Por outro lado, uma bike elétrica pode carregar alguns acessórios que foram caindo em desuso nas bikes convencionais, mas que fazem diferença para se transitar com um pouco mais de conforto nas grande cidades. Estou falando principalmente de protetores de correntes, paralamas e bagageiros.
Se sua bike não tem tudo isso, instalá-los pode acabar resultando em gastos maiores e em uma configuração meio "frankenstein".
Eu optei por comprar uma e-bike já pronta por conta desses fatores. Também quis manter minha magrela convencional intacta para os meus passeios noturnos – sem ter o transtorno de trocar a roda a cada vez que saísse com ela.
Mas se essas questões são secundárias para você, os kits são sim uma excelente opção.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário