terça-feira, 30 de novembro de 2010

Cycle Chic



Esse aí sou eu indo para o trabalho.

A bolsa a tiracolo e a calça azul marinho dão um certo ar de "carteiro", mas, modéstia à parte, até que eu tô elegante.

Tirando o capacete e a luva que destoam do resto da vestimenta, dava para mandar a foto para os sites de Cycle Chic.

Para quem não conhece, existe todo um movimento na web de pessoas posando com suas bikes em roupas elegantes.

O original começou em Copenhagen e pode ser visto neste link. A divertida versão paulista está aqui.

Na Europa a moda pegou porque o frio faz mesmo a galera ficar melhor vestida. Se fosse no Rio de Janeiro, sobrariam fotos de pessoas andando de bike de chinelo e sem camisa.


Reconheço que existe um certo narcisismo em torno dessa galera que desfila com ares de editorial de moda de revista feminina, onde as bikes (principalmente as retrôs) sempre caíram bem e foram valorizadas.

Mas há também uma mensagem que tem a ver com o que eu venho falando no blog: não é preciso mudar radicalmente de vida para adotar a bicicleta como meio de transporte!!!

O Cycle Chic é mais um jeito divertido de fazer barulho em torno do tema.

Outra contribuição que o Cycle Chic promove para disseminar o uso da bike é a mensagem subliminar de que pedalar é mais "sofisticado" do que pegar o carro todos os dias.

Acho esse raciocínio incrível porque usa das mesmas artimanhas que o marketing da indústria automobilística se valeu durante décadas para vender carros que poluem e causam transtorno nas grandes cidades.

O status, o objeto de desejo das mulheres, a liberdade de rodar livre por paisagens belíssimas (por motivos óbvios, a propaganda nunca exibe os caros parados no trânsito) tem por trás o mesmo raciocínio do Cycle Chic: um estilo de vida bacana!

Só que agora, o legal é não poluir, ser engajado em questões sociais e ambientais, furar o trânsito...

Mas sem perder a elegância, jamais.

Pensando bem, esse post ficou pretensioso para caramba!!!

Antes que me acusem (mais uma vez) de viadagem, quero esclarecer que não mandei a foto para nenhum blog de Cycle Chic.

Perto do charme discreto dessa galera, ia ficar parecendo que eu estava entregando algum e-mail com meu jeitão de "carteiro da web".

Nenhum comentário:

Postar um comentário